Dia Internacional do Macarrão

No dia internacional do macarrão, a pedida é degustar um delicioso prato de pasta!

no-description-1194375-1598x1062.jpg

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Macarrão, alimento que tem sua origem sempre associada ao Oriente, mas que alçou vôo, ultrapassou as fronteiras de todo o planeta, conquistou os italianos e hoje é sucesso na mesa dos brasileiros.

Foi no país da bota que o macarrão alcançou toda a sua fama, e só podia ter saído da cozinha italiana um livro como Encyclopedia of Pasta, da pesquisadora Oretta Zanini de Vita. Durante dez anos, ela entrevistou centenas de conterrâneos para conhecer antigos métodos de produção do alimento e suas diferenças regionais. E escarafunchou arquivos país afora para encontrar registros sobre a fabricação, o comércio e o consumo de massa. O resultado são os 130 tipos que ela lista em seu livro, um verdadeiro tratado sobre a comida.

pasta-post-cards_new-copy

Existem muitas teorias sobre a origem do macarrão, e como quase tudo na Itália, quando discute-se as origens de cada prato, existe muita controvérsia. A mais famosa delas nos conta que foi Marco Polo, o ilustre navegador italiano, quem levou a pasta da China para a Itália no século XII.

A própria Oretta, pesquisadora da Enciclopédia da Pasta, desmistificou essa versão do início do consumo de pasta na Itália vinculada ao navegador Marco Polo. Segundo ela, “uma massa seca feita com trigo duro já era consumida na península por volta do ano 800. Ela foi levada de lá para o resto do mundo por navios de conquistadores muçulmanos da Sicília. No século 12, as repúblicas de Gênova e Pisa comercializavam a pasta seca para várias regiões próximas e também para outros países da Europa.”

O multitalentoso Leonardo da Vinci (1452-1519), que dizia preferir ser mais lembrado como cozinheiro do que como pintor ou engenheiro, gostava tanto de macarrão que chegou a dedicar horas de seu tempo à industrialização do alimento. O Código Atlântico, um compêndio de seus projetos, registra o desenho de uma gigantesca máquina de preparar lasanha 🙂

No Brasil, o macarrão chegou junto com a imigração italiana, na segunda metade do século XIX. Famílias inteiras chegavam no porto de Santos em São Paulo, para trabalhar nas fazendas de café do Sul e Sudeste. O crescente interesse fez surgir pequenas fábricas de macarrão no país, tendo sempre como mão de obra, a família italiana. Sendo uma produção rudimentar, e baixo volume e bem caseira, até começar a surgir as primeiras indústrias de fabricação de massas alimentícias.

Escolham um bom vinho, convidem a pessoa amada e coloquem a água para ferver. Façam como a gente do blog: comemore o Dia do Macarrão com uma belíssima Carbonara!

Buon appetito!!

Leave a comment