Castelli Romani, Il Gattopardo e Luchino Visconti

Com este inverno gelado que anda congelando os ossos dos Italianos, começamos a sonhar com a volta das temperaturas mais quentinhas, do verão e de seus passeios. Numa tarde de Primavera, tire um dia de folga do barulho frenético dos turistas na “Cidade Eterna” (minha amada Roma, no caso 😊) e descubra, a poucos quilômetros a sudoeste, os dois belos lagos dos Castelli Romani. Esta área é chamada de “Castelos Romanos” porque aqui, nas lindas colinas de clima fresco e agradável que cercam Roma, existem vários castelos e villas construídos na Idade Média pelas famílias feudais ricas de Roma e também, ao longo dos séculos, pelos Papas.

castelli-romani-territorio-matrimonio 2

Frascati é a mais conhecida e maior destas pequenas cidades desta região que produz o famoso e refrescante vinho branco de mesmo nome. O tradicional Frascati foi um dos primeiros vinhos italianos a ser oficialmente reconhecido pelo sistema de denominação de origem, e é produzido a partir das uvas Malvasia. Quando saímos de Roma em direção à Frascati e começamos a subir o monte Alba, vemos as centenas de videiras até onde a vista alcança, formando as ruas de uva.

castel gandolfo

Depois, na ordem de celebridade, temos Castel Gandolfo, local da residência de férias dos Papas e onde o Papa emérito Bento XVI vive hoje. Patrimônio e domínio extraterritorial da Santa Sede, o reduto de veraneio foi ganhando forma e melhorias ao longo dos anos. Cada Papa que passou por ali deixou sua marca. Por inciativa do Papa Francisco, que sempre foi contra este tipo de ostentação da Igreja Católica, pode-se visitar uma boa parte dos apartamentos que foram transformados em museu a partir de 2015 e abertos ao público. Pelos aposentos clássicos é possível acompanhar através dos objetos pessoais, a trajetória dos papas em seu dia-a-dia. São inúmeras fotografias, livros e objetos da intimidade de cada pontíficie.

Outra cidade bem conhecida é Ariccia. Já falamos sobre ela em um post anterior, já que ela é famosa pelo festival de Porchetta, e nós amamos Porchetta!!

Para não ser injusta com Ariccia, e linkar seu nome somente à porchetta, meu lado arquiteta precisa dar um “pitaco” por aqui… O complexo da Piazza della Repubblica é maravilhoso e é a maior atração da cidade. A antiga e pequena cidade foi “comprada” em 1661 pela nobre família Chigi, e a partir desse momento a cidade começou um período de renovação urbana e econômica. Esta praça e seus edifícios foram criados por Gian Lorenzo Bernini a pedido da família entre 1661 e 1664.  Na Piazza della Republica (antes conhecida como Piazza di Corte) temos o Palazzo Chigi e a igreja colegiada de Santa Maria Assunta, obras do gênio e que valem muito a visita.

A foto aérea abaixo não é minha, claro, mas acho que ilustra bem a grandiosidade do que estou falando:

citta-vicino-roma-ariccia-palazzo-chigi

http://www.casaleditormaggiore.com/citta-vicino-roma-ariccia/

Vale deixar outra curiosidade registrada aqui: foi no Palazzo Chigi que foi filmado uma boa parte da obra-prima cinematográfica de Luchino Visconti “Il Gattopardo” de 1963. Os suntuosos salões do Palazzo di Donnafugata, a principal locação do filme, são na verdade os salões do Palazzo Chigi. Ou seja, podemos hoje visitar e pisar nos mesmos caminhos de Burt Lancaster 😊.

Il_gattopardo

(Foto Wiki Commons)

Aliás… Não percam neste mês a retrospectiva que o SESC está fazendo sobre este fantástico cineasta italiano em SP. Vejam a programação no site:

https://www.sescsp.org.br/programacao/149491_RETROSPECTIVA+LUCHINO+VISCONTI

lucinho visconti

Eu sou apaixonada pelo Barroco Italiano e por Bernini, a encarnação do gênio do barroco italiano, que projetou muitas obras famosas, entre elas a impressionante colunata que faz a Praça de São Pedro no Vaticano única no mundo. Por isso sempre acho que vale a pena viajar para ver seus trabalhos, sejam eles edifícios ou esculturas. Um dia vou fazer um post inteiro sobre Bernini em Roma, vale a pena!

Frascati-villaaldobrandini01

Voltando à Frascati, e sua famosa e lindíssima Villa Aldobrandini da foto acima, um programa tradicional e imperdível é comer numa das fraschettas (fraschette para os italianos). Este passeio faz muito sucesso entre os turistas que tem um pouco mais de tempo para gastar na região do Lazio, mas também é muito tradicional entre os Romanos, principalmente nos tempos de verão, quando Roma é escaldante e por aqui sopra um vento mais fresco. O passeio que termina nas “fraschette” começa na rua, nas barraquinhas da praça onde você pode comprar sua comida. Você pode escolher entre uma porchetta, salames, queijos, alcachofras, azeitonas, pão italiano, ou tudo ao mesmo tempo, claro…  Depois, basta sentar numa mesinha das fraschettas, pedir um litro de um bom e refrescante vinho Frascati, abrir seus pacotinhos de porchetta, salame, queijos que você já comprou e aproveitar!!! O melhor de tudo é que com aproximadamente 10 euros você come e bebe como um rei.

Mais uma vez nos deliciamos com a simplicidade do “comer” na Itália. Sem frescuras, tudo simples, você se sente relaxado e aproveita a comida e o passeio. Em Frascati também é possível ver um pôr do sol maravilhoso nos dias de verão, o que faz com que a lembrança da cidade fique mais viva e colorida em nossa memória.

Buon Appetito!

Advertisements

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s