Buona Pasqua!

A Páscoa como toda festividade religiosa na Itália ou em qualquer outro país católico, é acompanhada de tradições, ritos e gostos particulares. No calendário litúrgico cristão, a data celebra a Ressurreição de Jesus no terceiro dia sucessivo a sua morte na cruz, conotando, então, o significado de passagem para uma nova vida. A passagem, neste período do ano, também indica uma transformação natural da terra que tanto temos falados nos últimos tempos e posts: a chegada Primavera, o Equinócio de Primavera, o sol alto, os dias mais longos e mais quentes, querendo exatamente identificar um tipo de renascimento da natureza, depois do retiro imposto pelo inverno.

Com essa visão mais espiritualizada, é possível compreender as tradições culinárias que se desenvolveram em torno desta festa religiosa tão tradicional. A Páscoa é famosa por algumas comidas rituais, como o cordeiro ou cabrito, os ovos, as ervas da primavera, pães, bolos e doces como a Colomba Pasqual, e cada um deles reconta uma preciosa tradição histórica.

ovos coloridos

Os ovos, que contém o mistério da vida, representam a esperança e a vida na Ressurreição. A Páscoa na Itália também tem essa tradição mais “moderna” de se presentear com ovos de chocolate, porém o viés comercial é um pouco mais leve… A tradição de se presentear com ovos, não de chocolate claro, é muito antiga. Os romanos e as tribos pagãs tinham o hábito de presentear com ovos para celebrar a chegada da primavera, simbolizando o início da vida. Depois com o passar do tempo, os cristãos acabaram se apropriando de mais esta tradição, e para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo, passaram a dar ovos decorados com figuras religiosas.

O cordeiro, vítima sacrificada por excelência, simboliza a pureza e a redenção na Ressurreição. Para os Cristãos, simboliza Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

pascoa 2017

O pão, é o símbolo da Providência, da vida e da redenção. Segundo o dicionário de sonhos, “no Cristianismo o pão simboliza o corpo de Cristo, escolhido por ele na Última Ceia, para representar seu corpo “O Pão da Vida”, enquanto que o vinho representa o sangue de Jesus.”

A Colomba Pasquale, hoje um delicioso doce, que geralmente encerra o almoço de Páscoa, tem em si um forte valor simbólico de paz, renascimento e amor. Segundo a Bíblia, foi uma pomba com um ramo de oliva no bico, que retornou a Noé após o dilúvio Universal para testemunhar a reconciliação entre Deus e seu povo.

pascoa 2018

Em uma outra versão, mais regional e “puxando a sardinha” para os italianos do norte, na região da Lombardia, o bolo em forma de “pomba da paz” significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao presente.

Destes símbolos para o ritual gastronômico completo, foi um passo, ops, na verdade muitos séculos. Tortelli, uma deliciosa massa recheada com as primeiras ervas nascidas com o sol primaveril, ovos preparados de vários modos, pães e bolos com uvas passas, cordeiro e cabrito assados e tantos doces, como os ovos de chocolate e a conhecidíssima colomba.

Depois de tudo isso, desejamos a todos, uma Feliz Pascoa e Buon Appetito!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s