Ferragosto… Férias!!!!

Uma das datas mais aguardadas pelos italianos, o feriado de Ferragosto é uma festividade de origem antiqüíssima. Do latim Feriae Augusti, descanso de Augusto, tem sua origem na Roma imperial, em honra de Otavio Augusto, o primeiro imperador romano, aquele que também inspirou o nome do oitavo mês do ano. E foi ele mesmo quem instituiu, lá pelo ano 18 a.C esta data que celebra o fim da colheita e dos trabalhos agrícolas e o início do merecido descanso.

Friends celebrating New Year on the rooftop

Com o passar dos séculos e o fim do Império Romano, o dia 15 de agosto e suas celebrações de origem pagã, foi tendo seu sentido transformado e assimilado pela Igreja Católica, e lá por volta do século VII fixou nesta mesma data a festa que celebra a Assunção de Maria, que é recepcionada no Céu após sua morte. Muitas das tradições ligadas a estes rituais antigos são mantidas ainda hoje, como as fogueiras e sua simbologia de Luz e os jogos d’agua significando a purificação, que nos dias de hoje se traduzem em uma queima de fogos e um banho de mar à meia-noite!

fuochi-dartificio-in-barca-lago-di-garda-600x354

Na prática, atualmente, esta é a data que marca o início das férias dos italianos. O país começa a diminuir a marcha e vai parando lentamente alguns dias antes, para só voltar a funcionar no primeiro dia útil de setembro. As crianças já não vão mais à escola, as cidades vão se tornando vazias, com suas portas de lojas, de restaurantes e cafés fechadas, estampando apenas os famosos avisos de “Fechado para férias”. Nas cidades, permanecem somente os turistas menos avisados e o Calor… Os italianos? Ah, estes estão al maré!

Mas nosso assunto é comida, certo?

Ferragosto há diferentes tradições gastronômicas, variando de acordo com a posição geográfica. Mas é, sobretudo, caracterizado por almoços ao ar livre, pic-nics e todo tipo de grigliata (grelhados), o nosso churrasco. O que variam são os tipos de carne e acompanhamentos de uma região para outra.

“A Ferragosto si mangiano i piccioni arrosto” (“No Ferragosto comem-se pombos assados” – ditado popular).

O prato tradicional do almoço de Ferragosto era o pombo assado e este costume, antigamente muito difundido, ainda resiste em algumas regiões italianas e dizem ser originário da Toscana.

E como os italianos adoram a praia e se bronzeiam em qualquer pedacinho de sol que encontram, é muito comum vê-los pelas praias, com bebidas, comidas e a tradicional fogueira!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s